domingo, 31 de outubro de 2010

Sabedoria Tolteca

Esta semana estive visitando uma querida Sacerdotisa anciã, grande sábia, terapeuta. Uma mulher realmente admirável, que trilha o seu caminho com comprometimento, amor, entrega e sabedoria. Tivemos uma longa e deliciosa conversa, que me trouxe luzes de cura e integração.
Bom, ela me indicou a leitura de um livro sobre a filosofia Tolteca: "Os Quatro Compromissos, um guia para a liberdade pessoal". Uma leitura que me pareceu realmente interessante e por isso estou compartilhando aqui com vocês.
Eu fui procurá-la porque estou vivendo um momento muito importante, de grande "virada" em minha vida profissional. Após vários anos estudando e me preparando para assumir o meu verdadeiro caminho e missão, percebi que o grande momento chegou e não posso mais negá-lo. Simplesmente tenho que deixar tudo o que é falso ir embora... meus medos, receios, ilusões... Uma carreira de quase 20 anos na área de TI, que não faz mais parte da minha verdade. Uma estrutura aparentemente sólida, mas já apodrecida por dentro. E ainda assim, porque é tão difícil abandonar tudo isso e realizar a minha sagrada Travessia? Pois é, não está mesmo sendo nada fácil esta minha decisão.
E sempre me pergunto: se a minha consciência já despertou, porque ainda me mantenho apegada em padrões de dualidade, separação e medo? As respostas me dão as pistas de tudo aquilo que ainda preciso abdicar com gratidão e respeito. Gratidão sim, porque tudo isso me ensinou muito sobre o que Eu não Sou, e assim posso finalmente enxergar o caminho da minha verdadeira essência. Sou eternamente grata por tudo o que aprendi no meu caminho falso. Ele me permitiu a abertura para o encontro com o meu verdadeiro EU.
Ao termos coragem de seguir a nossa verdade com a compreensão do nosso papel no Todo maior, o nosso Ego (antes iludido) começa a agir a serviço do nosso Self verdadeiro e sagrado. E como é importante o encontro com a nossa verdade. Como são sagrados os passos que damos em direção ao nosso Eu Verdadeiro.
Bom, voltando ao livro Os Quatro Compromissos da filosofia Tolteca seguem aqui resumidos. Espero que também seja inspirador a vocês!


SEJA IMPECÁVEL COM A SUA PALAVRA
Fale com integridade. Diga somente o que você realmente quer dizer. Evite usar a palavra para falar contra você ou fazer fofocas de outras pessoas. Use o poder da sua palavra no sentido da verdade e do amor.

NÃO LEVE AS COISAS DO LADO PESSOAL
Nada que as outras pessoas fazem é por causa de você. O que os outros dizem ou fazem é uma projeção da realidade deles, de seus próprios sonhos. Quando você fica imune às opiniões e ações dos outros, você não será vítima de sofrimento desnecessário.

NÃO FAÇA PRESSUPOSIÇÕES
Tenha a coragem de fazer perguntas e de expressar o que realmente você quer. Comunique-se com os outros o mais claramente possível, para evitar mal-entendidos, tristezas e dramas. Somente com esse princípio você poderá transformar completamente a sua vida.

SEMPRE FAÇA O SEU MELHOR
O seu melhor muda de um momento para outro; será diferente quando você está bem de saúde e quando não. Em qualquer momento, faça simplesmente o seu melhor, e assim você evitará auto-julgamento, auto-abuso e arrependimentos..
Sinopse do livro (no site da Livraria Cultura):
Baseado nas tradições dos antigos toltecas, povo que habitava a região do atual México, Don Miguel Ruiz acena com uma nova vida, repleta de energia, genuína felicidade e amor. Para alcançá-la, basta estabelecer e honrar alguns compromissos básicos. Don Miguel Ruiz ensina aqui a incorporar essas diretrizes ao dia-a-dia, afastando o inferno da depressão, da insegurança e da dependência e conquistando a única e verdadeira liberdade - a que vem da alma, aquela que cada indivíduo concede a si mesmo.

10 comentários:

  1. Lindíssimo post!
    Amei de coração...

    Tudo acontece em nossa vida por alguma razão...
    E tudo vem sempre na hora certa.

    Que você consiga se realizar e ser feliz neste novo caminho que seguirá.
    Tudo de bom pra ti.

    Uma linda semana de muita paz e alegrias.
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  2. Gratidão Cris!
    Obrigada por suas palavras e por sua presença aqui.
    Uma semana bem iluminada pra ti!
    Beijos e luzes

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga, lindo texto, aprendo muito com você. Tenha uma linda semana. Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Marilu!
    Tenha uma linda semana tb, cheia de luz!
    Beijocas em ti.

    ResponderExcluir
  5. gostei muito de ler suas palavrase dicas, agradeço beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Katia querida, que seu novo caminho seja abençoado pelos deuses, que aqui sempre estão para nos orientar!
    meu carinho
    Tereza

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Tereza querida por seu carinho, gratidão!!!
    Receber o apoio de pessoas que admiro e que também trilham este mesmo caminho, me deixa muito, muito feliz :-)
    Um beijo enorme, com luzes de amor e inspiração.

    ResponderExcluir
  8. Olá Xu (posso te chamar assim?), obrigada pela visita viu?!
    Beijos e boa semana pra todos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Katia, no dia 31 de outubro você me mandou este post de presente de aniversário. Estou passando, também, pelo turbilhão da mudança e estes momentos são sempre muito dolorosos. Só hoje consigo lhe escrever pra dizer o quanto suas palavras e indicação foram importantes e serviram pra me encorajar a dar o primeiro passo em direção à nova vida. O meu novo caminho ainda não está claro, mas estou certa de que ele é melhor e que daqui pra frente vou vibrar de uma maneira mais sutil.
    Gratidão sempre.

    ResponderExcluir
  10. Olá Alexia, suas palavras me emocionaram querida. Obrigada por compartilhar o seu momento, a sua história. Fique tranquila, pois conforme você vai caminhando, você vai encontrando elementos que te ajudarão a entender qual é o seu verdadeiro caminho. Mas é preciso caminhar, movimentar as energias. Isso é fundamental. Li estes dias uma frase do Rabino Nilton Bonder, onde ele dizia "Deus é um verbo. Ele age através das nossas ações". Eu tb acredito nisso. Gostaria de te desejar toda sorte e sucesso do mundo! Depois vá nos contando as tuas novidades, ok? Um grande beijo, muita luz e bençãos no seu caminho.

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito bem vindos e enriquecem este espaço. Gratidão por estar aqui e compartilhar a sua opinião. Seja bem vindo(a).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails