sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Sobre a Ciência Noética

Gostaria de compartilhar aqui um pouco sobre um assunto que vem ganhando espaço na mídia e gerando uma certa polêmica, que é a Ciência Noética. O livro O Símbolo Perdido, de Dan Brown - o mesmo autor do Código Da Vinci, vem trazendo a discussão à tona, pois nele o autor explora um pouco desta teoria através da personagem Katherine Solomon, que é uma cientista noética. Na trama a personagem pesquisa principalmente a importância da força do pensamento e o potencial que o cérebro humano possui. Em um dos experimentos narrados no livro, ela chega a medir "a alma".
..
O trecho abaixo está publicado na Wikipedia:
.
A Ciência Noética (do grego 'nous': mente) é um ramo da filosofia metafísica que trata do estudo da mente e da intuição, e sua relação com o intelecto divino. Entre seus objetivos principais podem-se citar o estudo de uma forma não-racional de conhecimento e como ela se relaciona com a razão. Compreende um estudo interdisciplinar da mente, da consciência e de diversos modos de conhecimento, com foco especial nos campos da ciência, saúde mente-corpo, psicologia (transpessoal, integral e tradicional), artes, ciências da cura (terapias holísticas), ciências sociais e espiritualidade. Na tradição ocidental, a teoria noética foi fortemente influenciada pelas teorias de filósofos como Platão e Aristóteles. Nos dicionários modernos, “noética” é geralmente definido como significando “intelecto”, enquanto noesis é traduzida como “insight”. Esta prática deriva de filósofos e teólogos medievais que usaram a palavra em latim intellectus - significando “intuição”. São Tomas de Aquino, desenvolveu uma teoria da inteligência em sua obra “De unitate intellectus” e “Summa Theologica” de um ponto de vista da filosofia cristã.

A ciência noética não deve ser confundida com Misticismo. O misticismo procura se conectar com o sobrenatural através da filosofia, fé e experiência religiosa. Já a noética é uma ciência, isto é, utiliza o método científico para testar as teorias. Procura explicar fenômenos paranormais através de teorias plausíveis de um ponto de vista científico. Os cientistas noéticos têm como objetivo fundir os até então contraditórios ciência e fé e trazer ao mundo uma grande iluminação, uma espécie de epifania na sociedade.
.
Abaixo segue um trecho extraído do site ANTAKARANA, espaço de discussão sobre temas noéticos: http://www.willisharmanhouse.com.br/

AS CIÊNCIAS NOÉTICAS dizem respeito a...
Investigação


“Somos exploradores – e a mais excitante fronteira dos nossos tempos é a consciência humana. Nossa busca é a integração de ciência e espiritualidade, uma visão que nos faz lembrar nossa conexão com o nosso “eu interior”, com os outros e com a Terra.”

O que é a intuição e como ela funciona? Qual é o papel da mente na saúde e no processo de cura? O que é a criatividade com relação ao potencial humano? O espírito sobrevive após a morte física? Como as experiências paranormais se integram na vida cotidiana? Como podemos encontrar maior inspiração, significado e propósito na vida? Se conhecêssemos as respostas a estas e outras questões perenes, elas mudariam nosso modo de viver?

Sobre o Institute of Noetic Sciences

O Instituto é uma organização americana sem fim lucrativo, mantido por seus membros filiados em todo o mundo. Fica na Petaluma – Califórnia, e foi fundado pelo astronauta Edgar Mitchell, da Apolo 14, em 1973, após uma extraordinária experiência quando de seu retorno da Lua para a Terra. Mitchell sentiu que a separação entre mente, matéria e espírito se dissolve em uma experiência de Unidade. Como um cientista bem treinado, ele sabia que um dia a ciência compreenderia a totalidade e a interconexão que ele vivenciou, mas primeiro teria que aprender como acessar níveis mais profundos da consciência humana e compreender as forças do coração e da mente, que vão muito além da moldura puramente racional. Mitchell reconheceu que esta expansão do paradigma científico seria necessária para facilitar as mudanças necessárias para criar uma sociedade planetária pacífica e sustentável. Ele fundou o IONS com este propósito. Hoje, o Instituto atua nesta Missão de ser uma organização de pessoas engajadas mundialmente na pesquisa e na educação, criando a ponte entre ciência e espiritualidade.

Transformação

No Institute of Noetic Sciences, advogamos o estudo do potencial humano, especialmente no laboratório da experiência humana. A ciência moderna não descobriu como explorar plenamente esses domínios, embora o poder transformativo deles seja universalmente evidente. Ao longo da História e em culturas de todo o globo, encontramos uma infinidade de narrativas sobre modos mais elevados de ser, seja na cura, na transformação, na criatividade, desempenho humano e no renascimento espiritual. Estamos trabalhando, portanto, para legitimar as Ciências Noéticas através da combinação de rigoroso estudo científico e acadêmico, alianças interdisciplinares, pesquisas fora da linha tradicional e uma multiplicidade de atividades educacionais e editoriais.

Embora a linguagem da transformação não seja exata, há algo inegavelmente universal nas experiências transformadoras, quaisquer que sejam as formas que elas assumem. Elas geram uma conexão intensa com o “eu interior” e maior convicção para vivermos a vida à partir dos nossos mais profundos valores.

45 comentários:

  1. Olá querida! Interessantíssimo... não conhecia o termo, apesar de há tempos acreditar que a união entre ciência e espiritualidade se dará em breve.
    Que os cientistas noéticos atinjam todos os seus objetivos!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá querida
    Não conhecia este termo NOÉTICO, obrigada por me apresentar, gosto de aprender.
    Com muito carinho BJS.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o termo, e fiquei curiosa para ler o livro....

    ResponderExcluir
  4. Katia :

    Para quem gosta do tema, sugiro ver o DVD Quem Somos Nós ( existe inclusive uma série com 4 discos , completa ), onde tratam-se de temas como Fisica Quântica , Ciência Noétia , Filosofia e Espiritualidade
    Cientistas como Fred alan Wolf, Amit Goswami e Dean Radin , alem de teólogos , filosofos e misticos fazem seus comentários.
    Sem dúvida o Dan Brown buscou essa fonte,tamanho é o número de referências feitas
    Abraços
    Newton

    ResponderExcluir
  5. Olá Katia,

    Vc acaba de receber o prêmio "Esse Blog Vale à Pena", pelo

    blog Metamorfose Ambulante.
    Para pegar a imagem do sêlo e colar em seu blog, envie seu

    endereço de e-mail para yvsaraiva@gmail.com

    A condição para colar esse sêlo em seu blog é simplesmente

    indicar outros 5 blogs preferidos...

    Parabéns, Yv.

    ResponderExcluir
  6. Olá Kátia, vim, vi e gostei. Voltarei, com muita frequência. Abraço forte.

    ResponderExcluir
  7. Olá Tadeu, Marcelo Dalla, Mônica, obrigada pela visita. Vocês são sempre bem vindos aqui.
    Yv querida, gosto muito do seu blog 'Metamorfose Ambulante' e da forma com que divulga a Wicca. Adorei receber o teu selo "Este Blog vale à pena"! Gratidão querida. Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. O livro e´fenomenal e eu conheci o termo atravéz dele. Fiquei interessado no assunto e pesquisei um pouco... Ciência e religião caminham lado a lado, talvez sejam a mesma coisa vista de um angulo diferente. A ciência é divina e a divindade é científica. Acredito que tudo tenha uma explicação cientifica,nada eh sobrenatural, soh temos q descobrir como acontece!
    Assim como alguem acima, tbm recomendo o DVD "quem somos nós", eh um mix de física quântica e ciencia noetica!! interessante!
    Abraço a tds! Renan

    ResponderExcluir
  9. Renan, seja muito bem vindo a este espaço!
    Eu ainda não li o livro, mas já estou com ele aqui em casa. O DVD Quem Somos Nós é muito bom, apesar de ser muito criticado... eu particularmente gostei muito! Realmente super recomendo para quem ainda não viu. Vale a pena conhecer!
    Obrigada pela visita! Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Katia, a busca das mais diversas explicações tem, a meu ver dois aspectos: a)Entender mistérios, que tem até uma conotação contraditória,pois uma vez entendido, deixa de ser mistério; e assim perde o encanto da motivação perscrutadora (muita gente ama o pesquisar apenas pelo exercício da pesquisa, nem sempre pela aquisição do conhecimento e sua posteriror divulgação benéfica). b) Ao trazer entendimento sobre determinado mistério, o pesquisar é interrompido e outros aspectos, quiça mais ricos, são relegados ao esquecimento. De qualquer forma, vejo com muito entusiasmo esse movimento em direção à ciencia noética, espero que haja o mover geral de esforços na busca desse conhecimento e no exercício dele em prol do BEM. Tempos atrás conversei com alguem -de quem infelizmente perdi o contato- sobre o poder desconhecido da mente, ou do acesso que a mente pode ter a um poder existente e não muito conhecido em seus mecanismos de funcionamento. Essa pessoa disse ter descobrido que pode "falar com suas próprias células" e exercer sobre elas comandos surpreendentes. Citou uma experiencia que teve onde, segundo ela, programou uma cirurgia complexa com seu médico e, intuitivamente, instou suas próprias células a uma reação de cura. A grande surpresa que teve foi ao retornar a esse médico e ser informada, depois de uma série de exames para confirmação, que a cirurgia já se tornara desnecessária...Ela acredita ter movido forças desconhecidas que funcionaram. Afirmou que a partir disso tem se aperfeiçoado nessa prática e não houve, até a mais recente conversa que tivemos, decepção, mesmo tendo estendido a experiencia a outros aspectos de sua vida... O paralelo que fiz foi com a fé (que é,nada mais nada menos que o mover do sobrenatural a partir da volição). Pedoe o entusiasmo e a verborragia, mas acredito que estamos, com efeito, no limiar de uma transformação, uma transmutação em tudo que conhecemos hoje. É absolutamente fascinante, mas acredito que estamos numa fase histórica da humanidade. Vivamos e participemos ativamente...

    ResponderExcluir
  11. Antes de mais, gostaria de saudar a todos quantos se interessam pela matéria e, indo de imediato ao centro da questão que me leva a comentar, quero partilhar alguns sentimentos e visões que tenho, relacionados com o assunto.
    Sei que, neste mundo multidimensional, acapacidade do ser humano é constantemente posta em causa, e isto deve-se ao pouco ou nenhum respeito que temos, ou demonstramos diante daquilo a que chamamos " NOSSA INTELIGÊNCIA ".
    Partindo do principio de que, a COMPREENÇÃO é o reflexo, daquilo que a INTELIGÊNCIA ordena e encaminha, através dos sentidos, então, não será de estranhar que, causa um choque profundo, na estrutura das relações cruzadas entre, VISÃO, COMPREENÇÃO e ACÇÃO. A bem da humanidade, nós seres humanos e ditos inteligentes, tal escrevo, deveriamos, procurar localizar melhor no tempo e no espaço, essas aberturas que a experiência de vida nos oferece. Só será com a devida atenção e humildade de espírito que, mais portas para o entendimento se abrirão e, este exercício de, colocarmo-nos em pé, diante da nossa inteligência pessoal e, procurarmos acompanhar o espectro de luz que a mesma lança sobre, a base escura a que chamamos de procura, é só por si, a melhor ferramenta para que certas e ditas ciências, possam contribuir de forma decisiva, na formação de homens mais equilibrados, quer seja na procura, partilha, bem como na liderança de aspectos mais exigentes da realidade humana.
    Em suma, quero enfatisar e promover a consciência do TRIPLO ESTAR, ou seja OBJECTO, PROCURA, RESULTADOS. Será com o devido conhecimento destas três dimensões que muita das actuias interrogações, terão resposta.

    ResponderExcluir
  12. Oi
    alguem pode me dizer se tem é uma profissão ciencia noetica, se tem facul e tals??

    obrigada

    ResponderExcluir
  13. Terminei de ler o livro de Dan Brown, e fiquei curioso em saber um pouco mais sobre noética, muito esclarecedor. obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Oi Kátia! Maravilhoso o seu blog e muito inspirador. Precisamos tanto de uma união fraterna para que possamos juntos construir o mundo novo cheio de paz e amor! Obrigada por nos ajudar.

    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  15. Sou Poly, tenho 13 anos, estou lendo o livro O Símbolo Perdido do Dan Brown, fiquei fascinada com a Ciência Noética. Parabéns pela matéria, está muito bom!

    ResponderExcluir
  16. ola meu nome é leandro gostei muito do seu blog, ja li o livro simbolo perdido e fiquei intrigado o que de fato e real e possivel e o que e fantasia nesse livro na parte da ciêcia noética;parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  17. qual a difença basica entre ciencia noetica e quantica as duas nao trabalham com o mesmo objetivo ? alguem me responda por favor.

    ResponderExcluir
  18. sim, eu acredito que o pensamento tem gravidade, e desse modo nós nos atraimos uns aos outros, desse modo n é coincidencia que pessoas que tem algum pensamento em comum acabem se encontrando.
    hoje eu orbito sua linha de raciocinio o amanha pertence ao infinito de possibilidades

    ResponderExcluir
  19. oi sou flaviene e tenho 11 anos e me enterecei pela ciencia noetica a mais ou menos um mes pos comecei a ler o livro O SIMBOLO PERDIDO é um otimo livro ainda estou nos primeiros capitolos mas pelo que percebi a historia é estremamente entrigante estou pelo primeiro ano tendo aula de filosofia para mim foi uma completa e enesperada surpresa imagine so , tenho absoluta sertesa que as minhas professoras, familiares e amigos nunca sequer ouviram ou falar nessa surpreendente ciencia.

    ResponderExcluir
  20. Kátia,
    É impressionante como os caminhos se abrem quando estamos em busca de um estado de consciência mais profundo. Eu conheci o termo Noetic Sciences recentemente e percebo que encontrei a resposta para todas as minhas perguntas. Tudo o que sentia intuitivamente está explicado na Ciência Noética. Parabéns pelo blog, belíssimo!!!

    ResponderExcluir
  21. Ola...
    Acabei de terminar de ler o livro "Simbolo Perdido". e estou fascinada com a noética...saber que de alguma forma ligar a ciência e a espiritualidade é possível, me deixou um tanto esperançosa...Se você tiver algum material sobre o assunto, é puder me disponibilizar eu agradeceria mto, meu e-mail é csiguel@gmail.com!
    Ah, parabéns pelo seu blog...encontrei ele por acaso, ao pesquisar sobre noética e, particularmente, gostei muito...
    Abraço, Maria Estefane...

    ResponderExcluir
  22. Olá, achei bastante interessante a forma que seu blog aborda o tema, pois apesar de muitas acharem que a noética é só apenas mais uma ciência tentando justificar a nossa existência, se enganam aqueles que tentam evitar a comparação ao misticismo, pois a origem e a prática dela sempre esteve presente na evolução...Afinal é só observamos os sinais para uma nova era.

    ResponderExcluir
  23. Olá, achei bastante interessante a forma como seu blog aborda o tema, pois muitos veem a noética como apenas mais uma ciência tentando justificar a nossa existência e deixam de compreender que ela é o conjunto de todas as coisas, a união perfeita do novo e do velho...Parabéns

    ResponderExcluir
  24. Olá Ricardo, Polly, Leila, Estefane, Leo, Flaviene e Sofia,
    Sejam muito bem vindos ao blog *DESPERTAR*. Fico muito contente que a abordagem sobre a ciência noética que encontraram aqui ajudou a trazer mais esclarecimentos sobre este tema, que é realmente interessantíssimo!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  25. A noetica e retratada em varios livros EX:A saga de Ramises, de cristian jak ,nos livros do carlos castanhera EX:viagen a icsilan entre outros todos falam da integraçaõ do ser e de seu potencial incalculavel

    ResponderExcluir
  26. Faça-me indicação de alguns livros. Pois estou muito interessado nas ciencias noética.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Oi achei muito interessante e esclarecedor tuas informações,estou lendo o livro do Dan Brow e sempre acreditei nas possibilidades nele colocada, com certeza é um autor com conhecimento de causa...a humanidade tem q saber q existe sim uma conexão entre todos nós..as mentes mais poderosas do mundo já sabiam disso....obrigada.. cintia poa rs...

    ResponderExcluir
  28. Eu ja terminei de ler o Simbolo Perdido!!! e fiquei bastante imprecionado com a ciencia noética !!!!!
    Ter fé em alguma coisa é então muito bom !!!! Desta forma estamos fazendo parte do pensamento coletivo !!!! que irá construir algo !!! Por exemplo: A transformação do Brasil em uma terra fertil de Grandes Avatares.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Boa Noite, Kátia, Seu Blog está msm sensacional...como tds tb li o livro do Dan Brown e em enteressei pelo assunto. Gostaria de saber se vc tem indicações de livros q posso me aprofundar melhor nessa área e se possível me orientar onde encontro os vídeos citados. Obrigada. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  30. Parabéns, amei a noética,
    queria que me indicassem alguns filmes que abragem esse tema!!!

    ResponderExcluir
  31. eu também estou lendo O Símbolo Perdido e achei sensacional o blog

    ResponderExcluir
  32. Interessantíssimo, pois estou lendo o livro, e no começo fiquei meia q sem entender sobre ciência noética, vim aqui e aprendi... parabéns

    ResponderExcluir
  33. Oi Kátia... parabéns por criar esse espaço super interessante, que trata de algo novo e desconhecido para muita gente, mais não menos interessante.
    Estou lendo "O Simbolo Perdido", e estou adorando o tema Ciência Noética... assim como alguns novos arrebatados pelo tema, encontrei seu blog por acaso, e estou adorando oscomentários e esclarecimentos a respeito do assunto.

    ResponderExcluir
  34. pelo pouco qe li ciencia noetica e mto legal.
    bem legal a qestao do pensamento(no livro Simbolo Perdido)...
    parabns a escritor(a) do site.
    bjs

    ResponderExcluir
  35. Oi Katia muito bom o seu blog. Acho que em um mundo que anda ultimamente tão apressado e com tanta violância devemos reparar nossos erros e aprender com eles. Devemos nos purificar e melhorar nosso lado espiritual só assim sairemos vitoriósos desta batalha que é a vida.

    ResponderExcluir
  36. Muito bom o tema sobre Ciência Noética. Estou lendo o livro "Simbolo Perdido" de Dan Brown e estou encantado com o assunto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  37. Adorei o blog,parabéns estou fazendo um trabalho de pesquisa sobre o tema abordado por você e fiquei muito curiosa em saber mas se poder me ajudar agradeço muito...interessante essa ciência. vou deixar meu e-mail se poder enviar mais documentos a respeito fico grata...bejos e mas uma vez parabéns!!!
    P.S:luciana-vaz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. de fato minha querida, nem sabia que o que eu praticava era uma ciência e que tinha até nome, precisamos conversar mais.

    ResponderExcluir
  39. Olá! Gostaria de saber se existe algum curso sobre Ciencia Noetica e quais universidades se encontra? Amei o seu blog e agora estou caçando o DVD que vc sugeriu. Por favor, se vc descobrir as informaçoes poderia dizer? Muito obrigado..

    ResponderExcluir
  40. entrem nesse site ai pra se aprofundar na noética:http://ciencianoetica1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Parabéns pelo blog, Kátia! Acredito que a ciência noética é o elo que falta para juntar de vez ciência e religião. A leitura do livro "O Símbolo Perdido", de Dan Brown, traz luz a este tema tão interessante, mas apenas serve como base para que nos aprofundemos mais sobre o assunto. Penso que o correto direcionamento do pensamento e da oração podem semear atitudes que nos farão pessoas melhores (e mais saudáveis), modificar o ambiente (e as pessoas) em que (e com quem) vivemos, bem como atrair pessoas que tenham a mesma sintonia de pensamento que a nossa. Esta mudança de atitude nos fará acordar para o verdadeiro sentido da vida, livres da busca incessante pelo que o dinheiro possa nos proporcionar (uma grande escravidão!) e nos mostrará o caminho para que encontremos a nossa tão sonhada felicidade, compartilhada com nossos semelhantes! Forte abraço, Adriano Falcão

    ResponderExcluir
  42. EU TAMBEM ESTOU LENDO O SÍMBOLO PERDIDO E FIQUEI CURIOSA SOBRE O TEMA, ACHEI TUDO O QUE EU QUERIA AQUI. BJOS

    ResponderExcluir
  43. Jà conheço muito disto através da minha filosofia,a Seicho-no-Ie, mas é muito bom saber que a crença no poder da mente e de que fazemos nossa realidade esteja agora catalogada como ciência.Parabéns.

    ResponderExcluir
  44. Caso alguém souber me informar sobre alguma faculdade de ciência noética aqui no Brasil por favor entrar em contato. Okumura.misa@gmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde Kátia.
    Mesmo sabendo da interdisciplinaridade das ciências noéticas, tenho uma dúvida: Qual a formação básica de um pesquisador neste ramo?

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito bem vindos e enriquecem este espaço. Gratidão por estar aqui e compartilhar a sua opinião. Seja bem vindo(a).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails