domingo, 3 de novembro de 2013

Lições do Pequeno Tirano

Imagem por Carl Jung - Livro Vermelho
Todos nós que estamos em nossa busca espiritual encontramos em nossas jornadas diversos desafios que podem vir através de pessoas ou situações difíceis. Isto foi chamado de "Pequeno Tirano" por Carlos Castaneda (autor de diversos livros autobiográficos nos quais relata experiências decorrentes de seu encontro com o bruxo conhecido por Don Juan, índio da tribo Yaquis do deserto de Sonora, no México). A ideia é que cada pessoa ou situação que boicota nossos esforços tem algo a nos ensinar. Se estivermos realmente conscientes, podemos nos beneficiar de suas ações negativas. Castaneda aprendeu com seu mestre Don Juan a técnica do pequeno tirano. A função do pequeno tirano é testar a nossa força e coerência. Ele é o elemento externo que, ameaçando o guerreiro, dinamiza e acelera o seu processo de crescimento interior. Na medida em que o guerreiro expande no plano subjetivo a sua visão de mundo e se une ao infinito, ele tem de fazer com que, no plano objetivo, as suas ações práticas sejam cada vez mais conscientes e integradas. Podemos tender a  rejeitar esses desafios, pois o ego prefere a zona de conforto, porém isso é inútil e apenas nos distancia do nosso processo de individuação. O aprendiz deve adquirir um controle estratégico da sua própria conduta, com o objetivo de eliminar o desperdício de energia vital e de obter um acesso cada vez maior à energia do universo infinito. Os jogos do pequeno tirano só podem nos causar dor ou sofrimento enquanto houver ignorância, medo e falta de atenção de nossa parte.

A estratégia de aprendizado pode ser resumida em:

Auto-controle. Enquanto o pequeno tirano atormenta o guerreiro, esse aprende a desmontar os seus esquemas de justificação da preguiça, vê destruída a sua ingenuidade infantil, e desperta para níveis superiores de alerta e atenção. Ele aprende a controlar os impulsos inferiores. Se não fizer isso, será derrotado.

Disciplina
.
O guerreiro aprende a identificar os perigos reais e define possíveis alternativas, executando-as com rigor, sem perder tempo ou energia com emoções desnecessárias.


Paciência
.
O guerreiro não combate prematuramente. Ele aguarda com serenidade e antecipa com prazer a sua futura libertação.


Senso de Oportunidade.
No momento certo, o guerreiro aplica toda a energia acumulada em relação aos três pontos anteriores.


Vontade.
Não é a vontade do ego, mas um elemento imponderável, reservado para uma situação extrema. Esse é o único ponto da estratégia que pertence ao desconhecido.


A estratégia acima pode ser usada em diversas situações. Se não há um tirano, pode haver uma situação limitadora, uma pequena tirania exercida pela nossa própria ignorância, e que limita nosso processo de aprendizagem. E a estratégia permanecerá válida. Para um guerreiro espiritual, há três coisas de suprema importância:
A primeira é não perder tempo ou energia com pensamentos e ações destrutivos em relação a outrem. A segunda é não cair na posição de vítima paralisada ou inconsciente, e não alimentar auto-piedade. A terceira é saber atuar como um colaborador da sabedoria universal em todas as situações da vida.

Fonte: modifiquei e simplifiquei o texto original encontrado neste link: http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=178#.Uoi_zHBwr-s

4 comentários:

  1. Estou enfrentando o pequeno tirano mais forte que tive até hoje. Espero atingir o conhecimento para vencê-lo e vencer a mim mesma.

    ResponderExcluir
  2. Às vezes pode ajudar imaginar o seu pequeno tirano como se ele fosse uma pessoa. E então perguntar pra ele: "Qual é a mensagem ou desafio que vc traz para mim?"
    De qq forma, é sempre bom lembrar que tudo vem para a nossa evolução, para desmanchar tudo o que é falso e manifestar toda a luz da nossa essência.

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito bem vindos e enriquecem este espaço. Gratidão por estar aqui e compartilhar a sua opinião. Seja bem vindo(a).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails