domingo, 16 de janeiro de 2011

Por sua alma


Fonte: http://www.yehudaberg.com/
Os Kabbalistas afirmam que a maioria de nós foge do que tem que realizar nesta vida, encontrando desculpas para evitar fazer o trabalho espiritual para o qual nascemos. Os sábios revelam que quando um homem, que tenha evitado a espiritualidade, comparecer perante o Criador e lhe for perguntado por que não mudou, ele sacará da sua sacola de desculpas: “Eu estava muito ocupado tentando sobreviver”, “Fui uma boa pessoa”, “Eu não sabia que o Senhor realmente existia”. Deus então lhe dirá: “Você tem todas as desculpas, mas não realizou nem perto do suficiente nesta vida. Agora você tem que voltar ao mundo e fazer mais”.


O que é que existe na nossa natureza humana que faz com que evitemos nos estender? A resposta é simples: quando o trabalho espiritual parece compulsório, resistimos. Como você reage quando alguém diz que você deve fazer alguma coisa? As chances são de que você reaja contra aquilo. O mesmo acontece quando dizemos a nós mesmos que “devemos fazer”. Vamos apagar o “devemos” do nosso vocabulário. O motivo por que fazemos trabalho espiritual é o nosso próprio beneficio. E é importante lembrar que nossa alma encarnou por uma razão específica. A Kabbalah ensina que o ponto principal em sermos humanos reside em nos transformar. O grande kabbalista, o Netziv (Rav Naftali Zvi Yehuda Berlin, 1816 – 1893), esclarece esse conceito em um discurso feito a seus discípulos: Quando eu tinha onze anos, era um aluno considerado como causa perdida. Uma noite, escutei meus pais no quarto ao lado conversando sobre mim. Minha mãe estava chorando e dizia a meu pai: “O que vamos fazer com nosso filho? A qualquer momento vão expulsá-lo e então o que será dele?” Ao escutá-la, pude sentir sua angústia bem precisamente, como se fosse minha. Prometi a mim mesmo que daquele momento em diante trabalharia à altura do meu potencial. Mantive minha palavra e cresci e me tornei o erudito que vocês vêem agora à sua frente. Se eu não tivesse escutado meus pais aquele dia, teria crescido como uma pessoa boa, mas comum, já que minha natureza era aquela. Mas imagine o que teria acontecido depois que eu tivesse deixado este mundo e chegasse ao lugar chamado “Corte Celestial”, onde eles me mostrariam tudo o que eu poderia ter realizado? A dor que eu teria sentido! Não existe inferno maior do que ver o que poderíamos ter feito, mas deixamos de fazer.

Costumo usar esse discurso como um exemplo para mostrar que precisamos nos impulsionar, para tão longe quanto possível, a fim de sermos o melhor que pudermos ser. E não estou só me referindo às nossas situações de trabalho. Temos um trabalho muito mais importante – a correção da nossa alma. Sei que depois de estudar e viver a Kabbalah por algum tempo, alguns alunos caem na armadilha de se tornar religiosos: “Devo fazer isso”, “Devo fazer aquilo”. Essa é uma ótima semana para reexaminar por que estamos estudando Kabbalah e para retornar ao contato com o desejo inicial que nos motivou a buscá-la. 

Adquira o hábito de separar alguns instantes do seu dia para fechar os olhos e se perguntar “Será que me estendi além das minhas responsabilidades imediatas? Estou seguindo os passos no sentido de realizar o meu propósito neste mundo?”.
Yehuda Berger

A imagem acima é um dos 72 Nomes de Deus e significa "Escutando a sua Alma".

9 comentários:

  1. Kátia! Ando sem tempo para visitar os amigos, muito trabalho, muita re-estruturação interna, muita mudança e novos começos! Mas adoro este teu cantinho!
    Tens um desafio no Energia-Vital!
    Namasté!

    ResponderExcluir
  2. Siala querida,
    É uma alegria enorme receber sua visita aqui no blog. Eu também estou nesta fase de reestruturação interna e este período exige mesmo muito de nós. Trata-se de um período de importância fundamental para o nosso processo evolutivo e devemos dedicar o máximo da nossa compreensão para assimilar todos os aprendizados.
    Que 2011 seja um ano muito iluminado e inspirado pra você.
    Beijos, com carinho.

    ResponderExcluir
  3. Kátia,

    O homem está tão embrenhado no seu umbigo que se esquece de outros caminhos.

    bj

    ResponderExcluir
  4. Belo post!

    Belo blog, muito bom mesmo!

    Paressarei aqui mais vezes...

    Convido a a conhecer o meu trabalho (Música, poesia, teatro)...

    Ficaria feliz demais!!!

    http://mailsonfurtado.com

    ResponderExcluir
  5. Katia sempre que passo por aqui venho beber um pouco da fonte para continuar na sminhas conviccões .Essa ânsia louca d efazer o melhor ,de sentir que tdo q faço é pouco que ainda não fiz o que realmente me propus,que tdo que fiz ainda foi insuficiente ,que preciso eternizar algo que realmente vim mas ainda nao chegou a grand emissão,uma mssão superior.As palavras as quais leio como acá,despertam e fazem-me refletir no meu interior.Mas aós a ansiedade ser acalmada sempre uma voz diz para acalmar que tdo vem no momento planejado ,tdo está traçado e só canalizar essas energias e tdo o uviverso s eresponsabiliza.Obrigado,obrigado,sempre e sempre na busca do que necessitamos ler,refletir mas o trabalho final é o nosso praticar,praticar.Um abraço fraterno www.futurotaqui.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Eduarda, Mailson, Thaiza, C., Eliane, sejam bem vindos sempre! Fico feliz em fortalecer esta corrente através de vocês, pela busca de desenvolvimento e ampliação de consciência. Obrigada por compartilharem o que estão sentindo e tb suas reflexões.
    Um grande abraço, Namastê.

    ResponderExcluir
  7. Olá Kátia!
    Estou embevecida com tudo o que li por aqui...

    Esse post, em especial, me fez refletir se realmente estou fazendo tudo o que poderia fazer ou se simplesmente estou ignorando meu potencial...

    Grata por você compartilhar tanta Luz...

    Namastê!

    Déia

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito bem vindos e enriquecem este espaço. Gratidão por estar aqui e compartilhar a sua opinião. Seja bem vindo(a).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails