sábado, 7 de novembro de 2009

Guia básico da Meditação

Li uma matéria muito interessante no site ITodas sobre meditação. Gostei tanto que decidi compartilhar aqui com vocês, pois acredito que a meditação é uma das principais maneiras de entrarmos em contato com a divindade em nós. Meditar é um exercício fundamental para aprendermos a 'calar' a mente, e acessarmos o nosso Eu Superior. Esta conexão provoca uma expansão de consciência que nos traz grandes revelações e nos transforma para sempre. Este é um convite para você conhecer um pouco mais do seu "jardim secreto interior". Boa leitura e boas meditações!

Meditações orientais:
.
VIPASSANA
O que é:
Vipassana, em páli, significa o processo de atingir a consciência total do momento presente, com clareza e sabedoria. Também é chamada de meditação do insight, da percepção expandida.
Como é: Sente-se, relaxe e olhe para o que lhe chama mais atenção; pode ser a respiração, uma sensação corporal, um pensamento ou todos juntos. O objetivo é simplesmente testemunhá-lo com lucidez e, à medida que aparecer, deixá-lo ir como nuvem que passa no céu.

MEDITAÇÃO DE SHIVA

O que é: O hinduísmo é a religião da maioria dos indianos. A meditação de Shiva busca remover as camadas do ego, por meio da repetição do mantra Om Namah Shivaya. Este cântico evoca a energia do Senhor Shiva, Deus da renovação. Shiva é o criador do Yoga, ele tem a capacidade de transformar para revelar a essência de tudo o que vive. Na mitologia hindu, Shiva é o destruidor do orgulho e da ignorância.
Como é: No chão ou na cadeira, com a coluna reta e os olhos abertos,respire tranquilamente. Depois, visualize um ponto de luz entre assobrancelhas e se fixe nele. Entregue-se à repetição do mantra: Oh Namah Shivaya.

MINGYUR RINPONCHE
O que é: Não é nome de meditação e sim o nome de um dos grandes Mestres de budismo tibetano. Guru, aliás, do ator Richard Gere.
Como é: Mingyur Rinpoche sugere uma meditação bem simples: coloque o foco em algum cheiro ou som do cotidiano (música, canto dos pássaros, vento na árvore...). Apenas isso. Em relação ao sofrimento, o Mestre diz: "Não tenha medo da dor. Ela faz parte da vida. Converse com ela: "Olá, dor. Bem-vinda! Aceita uma xícara de chá?"

MEDITAÇÃO PARA O DIA - OSHO
O que é:
Osho foi um dos maiores e mais polêmicos mestres da Índia.Desafiou religiões, tradições e sempre insistiu em se experimentar a verdade. Ele foi descrito pelo Sunday Times, de Londres, como um dos “mil criadores do século XX”. Osho também ficou conhecido por suas meditações ativas, compatíveis com o ritmo acelerado da modernidade, e por pensamentos profundos como esse que descreveremos abaixo. Um verdadeiro convite à reflexão.
Como é: Ao acordar, leia essa reflexão de Osho e medite sobre ela, antes que a sua mente se envolva nas atividades do dia: “O caminho para a felicidade passa pela gratidão, pelo agradecimento. Sinta-se grato pela existência, ela lhe deu tanto. Não peça mais, e mais lhe sera dado. Apenas lhe agradeça por tudo que ela já fez, e você ficará surpresa por ter encontrado a chave. Você pode ter a existência todinha sem pedir coisa alguma”.

SIDDHA YOGA
O que é:
Caminho de descobrimento e transformação interior baseado nos antigos ensinamentos dos Siddhas (Ser perfeito). Uma das grandes Gurus indianas que divulga o Siddha Yoga pelo mundo chama-se Gurumayi Chidvilasananda. E dela a belíssima frase: “Quando você medita, o silêncio dos sentidos ilumina a presença do Deus que há em seu interior?”.
Como é: Em seu livro Medite, Swami Muktananda (um dos grandes Mestres de Siddha Yoga) convida à seguinte meditação: Deite-se em Shavassana (posição do morto), com as mãos ao longo do corpo. Respire normalmente, mentalizando o mantra So Han (Eu Sou). Quando inspirar – mentalize So. Quando expirar, mentalize Han.

ZEN BUDISMO
O que é: Zen é o nome japonês de um ramo do Budismo Mahayana, praticado sobretudo na China, Japão, Vietnam e Coréia. A prática básica do Zen é o Zazen, um tipo de meditação contemplativa que visa a levar o praticante à "experiência direta da realidade". No Zen japonês há duas vertentes principais: Soto e Rinzai. Enquanto a escola Soto dá maior ênfase à meditação silenciosa, a escola Rinzai faz amplo uso dos koans. Atualmente, o Zen é uma das escolas budistas mais conhecidas e de maior expansão no Ocidente.

As Meditações Ocidentais:

ISLAMISMO
O que é:
Islã vem do árabe Íslam, que significa resignação à vontade de Deus. Mas seu sentindo religiosos é “a paz que vem qunado a pessoa entrega sua vida nas mãos de Deus”, Segundo o historiador Huston Smith.
Como é:
Escolha um lugar que seja sagrado para você. Trace o rumo de sua peregrinação até ele e peça a benção de Deus. Ao caminhar, reflita sobre o que espera obter com a peregrinação, mantendo uma atitude de reverência e sinceridade. Ao chegar ao destino, peça novamente a benção. Permaneça em meditação, purifique-se, centralize-se, relaxe e questione o sentido do lugar escolhido. Identifique-se com o lugar, procure se tornar uma coisa só com ele; imagine-se sendo ele, veja e sinta como ele. Ao partir, agradeça e peça a benção. Quando chegar a sua casa, reflita sobre a experiência.

JUDAÍSMO – Shema
O que é:
A meditacão está profundamente inserida na tradição judaica, como prática para aquietar o corpo e a mente e abrir a alma para outros níveis de consciência. Shema é a mais importante profissão de fé judaica, que deve ser repetida ao levantar, ao deitar ou a todo momento.
Como é: Em um lugar calmo, sente-se e relaxe. Respire profundamente e feche os olhos. Comece recitando “Shalom, shalom, shalom”, até que um sentimento de calma e paz a envolva. Diga mentalmente as palavras de Shema: “Shema Yisrael: Adonai Eloheynu, Adonai Ecbad”, ou “Ouve Israel: o Eterno é nosso Deus, o Eterno é UM”. Concentre-se nessas palavras. Depois, medite sobre o coração de Shema; as palavras centrais: “ O Eterno é nosso Deus”, até sentir essa afirmação impregnar o seu ser.

Veja a matéria no site ITodas:
http://itodas.uol.com.br/portal/voce/home.itd.aspx?canal=370

Obs: além das técnicas acima, você pode encontrar a sua própria forma de meditar. Basta deixar fluir a sua intuição e entregar-se para a experiência. Poderá ser muito proveitoso!

13 comentários:

  1. Gostei de ler sobre a meditação...
    Muita coisa que a gente houve falar e não sabe realmente o que significa...
    Bem interessante o teu post.
    Parabéns!

    Uma semana de muita paz.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida
    Um tema totalmente atual, hoje a regra é fazer meditação, eu particularmente acho muito bom, já que relaxamos de todo o estresse contido.
    Meditar é praticamente o mesmo em qualquer religião. Mas a melhor é aquela que você sente.
    Com muito carinho BJS.

    ResponderExcluir
  3. Muito esclarecedor.Parabéns. Tudo aqui permanece maravilhoso como sempre.
    Paz e Bem ,
    Namastê!!!!

    ResponderExcluir
  4. Kátia. Nunca experimentei a meditação. Acho que vou incluí-la nas minhas próximas metas de vida.
    Tem um selo de presente para você em SELO: BLOG INSTIGANTE, dado com muito carinho. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Me gusta tu visión de las cosas. Muy buen blog, pasaré mas seguido.

    Te dejo un gran beso.

    ResponderExcluir
  6. Sempre valeu esperar seus lindos post...
    Retomando meu blog aos poucos... bjos e luz

    ResponderExcluir
  7. Olá queridos,
    Obrigada pela visita de vocês. Sintam-se acolhidos neste espaço!
    Fico muito contente que este post tenha despertado em vocês a vontade de meditar. Olha, no início pode parecer difícil, mas logo o processo vai se intensificando e muitas experiências se abrem através dos nossos canais de percepção. É simplesmente maravilhoso! Imperdível!
    Obrigada Carol Flor pelo teu carinho de sempre! Obrigada Maria José, Red., Enéas, Chris, Joana, gratidão a todos pelo carinho e por compartilharem a sua luz. NAMASTÊ!
    Amei os novos selos, logo eles estarão enfeitando aqui :-)

    ResponderExcluir
  8. KÁTIA BUENO , aconchegante seu espaço, fiquei bons momentos a ler suas postagens, todas de grande sabedoria,
    Efigênia Coutinho

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kátia! Estou chegando hoje à tua casa e gostei muito. Muito legal a blogosfera, de blog em blog a gente circula pelo mundo inteiro, formando um grande círculo de luz! Terei que voltar muitas e muitas vezes para ler e ler, mas será sempre um grande prazer!!
    Uma semana iuminada!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Acabo de conhecer este seu espaço. Gostei bastante.

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito bem vindos e enriquecem este espaço. Gratidão por estar aqui e compartilhar a sua opinião. Seja bem vindo(a).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails