sábado, 1 de novembro de 2008

Mandalas, nossa ligação com a fonte

MANDALA é um termo sânscrito: traduz-se por círculo mágico.
Mandalas são, portanto, todas as formas que nos permitem penetrar no jogo das vibrações que constituem o Universo. São portas quânticas para outros níveis de consciência, verdadeiras bases de lançamento de nossas naves Enterprises, no seio das quais viajamos a lugares onde nenhum homem jamais esteve.
As mandalas selam o sacramento de nossa união com o Cosmos. São veículos para o religamento de nossa consciência com a fonte absoluta de onde provimos. Na tradição tibetana, são guias imaginários e provisórios da alma; orientam-nos em nossa prática meditativa e transmitem o equilíbrio com que se distribui a essência divina, cuja ubiqüidade jamais permite que a capturemos em nossas mãos. Concordante é o pensamento do filósofo medieval Nicolau de Cusa (1400-1464): "Deus é uma esfera cujo centro está por toda parte embora suas circunferências não O delimitem em parte alguma".

Jung elegeu a mandala por excelência adequada para simbolizar o psiquismo; isto porque nas representações mitológicas do SELF está presente, quase sem exceções, a estrutura quaternária como arcabouço nuclear da alma. Mandalas multiplicam-se pelo mundo. Todas os povos do planeta, por todas as épocas e lugares, expressam-nas em sua arte, bem como nos enredos de seus mitos.

No Oriente, mandalas são usadas para recompor o ego diante da majestade do Eu interior. A contemplação destas imagens homogêneas, organizadas em torno de um centro, por analogia tende a facilitar a emergência de processos inconscientes, capazes de permear de paz interior a mente que deseja vislumbrar a ordem subjacente no Cosmos, ou que queira abstrair da contemplação algum significado para a existência ou para o milagre da vida.
.

Trecho do artigo Re(des)velando Mandalas de Paulo Urban
http://www.amigodaalma.com.br/
.

Indicação de site: Mandalas para colorir
http://www.123colorir.com/digitos-e-forms/paginasparacolorir,mandalas.html

2 comentários:

  1. Muito legal o artigo sobre mandalas, Katia, um bj para você!
    Tereza

    ResponderExcluir
  2. Oi Tereza querida, obrigada por sua visita! Um beijo grande, boa semana pra vc.

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito bem vindos e enriquecem este espaço. Gratidão por estar aqui e compartilhar a sua opinião. Seja bem vindo(a).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails