segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Bruxaria - saiba um pouco mais sobre este caminho sagrado

Por Claudio Quintino

O termo Bruxaria é usado para descrever muitas coisas, mas o que chamamos de "Bruxaria Moderna" possui elementos cujas origens se perdem na noite dos tempos. É uma espiritualidade notadamente xamânica e, portanto, universal – qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta, pode entender e desfrutar da bruxaria moderna. Isso porque, apesar desses elementos ancestrais, a Bruxaria é uma religião perfeitamente alinhada com nossos tempos e nossas necessidades atuais.
A Bruxaria vê a natureza como sagrada – suas práticas vêm da compreensão dos ciclos da Natureza e do entendimento que todo o universo é vivo e, portanto, sagrado.
Através de seus ensinamentos, a Bruxaria nos mostra como viver em harmonia com a natureza – tanto a do ambiente quanto a nossa própria natureza interior. Portanto, a Bruxaria pode se descrita como uma " Espiritualidade Verde".
Nada mais importante, em tempos de aquecimento global e de tanta agressão ao meio-ambiente. Ademais, a bruxaria reconhece como princípios criadores do mundo o Feminino e o Masculino. É da união desses dois princípios que animais, plantas e, claro, o ser humano se reproduz. Praticamente tudo na natureza obedece a esse princípio. Como é uma religião pautada na reintegração do ser humano à Natureza, nada mais natural do que a Bruxaria ver o Divino como sendo tanto masculino quanto feminino – e esse equilíbrio é igualmente importante em nossos dias.
Assim, a Bruxaria alivia alguns dos mais angustiantes anseios da vida moderna, como a desigualdade ente sexos, a exploração predatória da natureza, o consumismo e o receio da morte.
SÓ QUEM CONHECE A MAGIA DA VIDA VIVE PLENAMENTE
Ao nos explicar a Magia da Natureza e de seus ciclos, a Bruxaria nos fornece algo que a maioria dos caminhos espirituais da atualidade nos nega: autonomia. A Bruxaria não possui Mandamentos nem tabus – ela mostra que, através da compreensão e da vivência dos mistérios da Vida, cada um de nós assume o controle e a responsabilidade pelo seu próprio Destino, ensinando-nos a viver magicamente.
Podemos dizer que a prática da magia surgiu com a humanidade, mas sua energia já existia desde sempre. O Universo é mágico – o mundo em que vivemos, os ecossistemas, nosso organismo, as ervas e plantas, as estações do ano – tudo isso é potencialmente mágico.
Através do contato e da compreensão dessa magia, podemos de fato transformar nossas vidas, tornando-as mais plenas e integradas - tanto no nível pessoal quando no global.
Pautada nos conhecimentos de diversos povos ancestrais que viviam em harmonia com a Natureza, a Bruxaria põe de volta em nossas mãos a cura para muitos pontos de desequilíbrio de nossas vidas.
É por tudo isso - e muito mais - que a Bruxaria Moderna atrai mais e mais pessoas que busquem uma nova forma de desenvolver sua espiritualidade, num caminho que nos oferece:
Equilíbrio entre o masculino e o feminino;
Integração com a Natureza e seus Ciclos;
Compreensão dos mistérios da Vida, da Morte e do Renascimento;
Conhecimentos de Magia, sua natureza e seus usos;
Paz através da compreensão.
E precisa mais?
.
Texto de Claudio Quintino (Crow) - escritor, autor de "O Livro da Mitologia Celta" e "A Religião da Grande Deusa", e representante no Brasil da Druid Network (Inglaterra), maior entidade internacional de Druidismo.
Site:
www.heramagica.com.br
A Hera Mágica é um local de estudos e práticas mágicas focadas no bem-estar através do equilíbrio entre Corpo, Mente e Espírito. Coordenado por Patrícia Fox, que faz um belíssimo trabalho, do qual tive o prazer de participar. Vale a pena conferir.

2 comentários:

  1. adorei o post e vou procurar os livros que citou....espiritualidade verde é um termo ótmio.
    Tô te seguindo e vou lendo tudo aos poucos aqui.
    bjos.
    http://cheirode.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Suas palavras abraçam minha alma. Obrigada.

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito bem vindos e enriquecem este espaço. Gratidão por estar aqui e compartilhar a sua opinião. Seja bem vindo(a).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails