sábado, 9 de julho de 2011

As imagens do Inconsciente



Acima uma belíssima ilustração de autoria de Carl Jung, o grande gênio da psicologia, em seu Red Book (Livro Vermelho). Para quem não conhece, o livro foi lançado no Brasil no ano passado. Este livro é considerado uma obra-prima. Pesando mais de 4 kg, ele é ricamente ilustrado e foi escrito em letra calígrafo. Na verdade trata-se de uma cópia exatamente igual (fac-simile) ao livro vermelho original feito pelo próprio Jung.

A imagem parece retratar o mito da Criação - a explosão do Ovo Cósmico, símbolo da Totalidade. Em diversas mitologias, relata-se que foi a explosão do Ovo Cósmico (Big bang) que tornou possível a manifestação da vida no universo. A árvore na imagem, símbolo da vida em perpétua evolução e ascenção, parece ser uma representação do eixo do mundo; ela tem suas raízes na terra, mas alcança o céu, onde há uma grande circunferência - símbolo do self.

Segundo Jung, o nosso inconsciente se comunica através de símbolos e imagens, enviando os símbolos à tona para que a mente consciente possa ir compreendendo e integrando todo seu conteúdo submerso. Assim a personalidade total do indivíduo se desenvolve: INTEGRANDO o conteúdo inconsciente na consciência. Com esse aumento de compreensão, a consciência se amplia. É o self (centro regulador da psique) que envia os símbolos à consciência para serem interpretados e revelados. Tudo para ampliar nossa consciência e nos fazer amadurecer psicologicamente .

Tudo para ampliar nossa consciência sobre si mesmo e nos fazer amadurecer psicologicamente. A este processo Jung chamou de Individuação.

Todos os seres humanos, de qualquer povo, diz ele, compartilham os mesmos símbolos, mas em cada cultura eles têm roupagens próprias. A essas "fôrmas" comuns e universais ele deu o nome de Arquétipos."

.
Glossário junguiano:


EGO - É a identidade pessoal, aquilo que chamamos de "eu". É o centro ordenador do nível consciente, mas representa uma pequena parte da psique, a ponta de um iceberg

PSIQUE - Conjunto dos níveis consciente e inconsciente do ser humano. Sinônimo de mente

SI-MESMO - Centro ordenador da inconsciência e ponto central da psique toda

INDIVIDUAÇÃO - O processo de integração dos níveis consciente e inconsciente. Quando se completa, a psique torna-se una

MANDALA - Símbolo do si-mesmo e da totalidade. Está presente em várias culturas do mundo - os vitrais em forma de rosácea das catedrais góticas são exemplos de mandala

INCONSCIENTE INDIVIDUAL - O nível mais superficial do inconsciente. É pessoal e guarda desejos reprimidos

INCONSCIENTE COLETIVO - O nível mais profundo do inconsciente, onde estão os arquétipos. É comum a toda a humanidade

ARQUÉTIPOS - Conceitos primordiais, comuns a toda a humanidade, mas que recebem roupagens diferentes em cada cultura. O arquétipo da grande mãe, por exemplo, pode ser visto na imagem de Nossa Senhora e em diversas deusas da África, Ásia ou Oceania. Manifestam-se em sonhos e mitos e nas artes.

5 comentários:

  1. Ola querida amiga
    Estou na final da ostra poesia, me desculpe por vir lhe pedir votinho para a minha poesia, Precisamos. Mas sem a sua ajuda eu não irei conseguir. Prometo que passando esta fase eu virei comentar apenas sobre o conteúdo de seu cantinho.
    Como votar você entra no link …http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/
    No final da pagina das poesias esta escrito
    VOTE CLICANDO NA PALAVRA COMENTÁRIOS Lindalva 1 comentários
    Por favor coloque coloque o nome da autora e da poesia, ( Precisamos ... Maria Alice Cerqueira e o nome do seu blog. para que Lindalva possa confirmar seu voto.
    Desde já lhe agradeço de coração.
    Tudo do melhor para você.
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o teu blog, parabéns. Olá sou a Lindalva da Ilha e administradora do Ostra da Poesia e teu voto foi computado com sucesso no Pena de Ouro. Beijos ♥☆Jinhosssssssssssssss♥☆

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA AMIGA
    Hoje é um dia muito especial.
    Ocasião em que posso bater palmas prá você,
    que está juntinho de mim quase que diariamente.
    Obrigado por ter me presenteado com a riqueza
    da sua amizade, ter me abraçado com a ternura de suas
    mensagens, ter me feito mais gente através da confiança
    depositada. Que Deus ilumine seus passos na estrada desta
    vida e quando encontrares cruzamentos tortuosos, que a luz
    se faça presente. É verdade sim que "As pessoas entram em
    nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas
    permanecem..." e, você é uma dessas pessoas especiais,
    que adentrou no meu coração e ali se instalou para todo
    sempre ficar! Obrigada por você existir! COM CARINHO BJS
    BRISA

    ResponderExcluir
  4. Linda síntese!
    Esses dias visitei o museu da imagem do inconsciente, que tem milhares de obras de arte dos esquizofrênicos tratados no hospital.
    São obras lindas! cheias desses símbolos falados por jung!

    Lindo blog!

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito bem vindos e enriquecem este espaço. Gratidão por estar aqui e compartilhar a sua opinião. Seja bem vindo(a).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails