domingo, 5 de setembro de 2010

Ser Reativo ou Pró-ativo?



"...A Kabbalah se utiliza bastante dos termos comportamento pró-ativo e comportamento reativo. Pró-ativo e reativo são duas palavras codificadas para definir a natureza da Luz e a do Receptor. A Luz é pró-ativa, a força que causa o processo de criação; nós, como receptores, temos uma natureza reativa. Para que possamos adquirir similaridade de forma com a Luz e nos ligarmos a ela, temos que trabalhar para transformar nossa natureza reativa em pró-ativa. De uma forma muito simples, podemos explicar que Ser Pró-ativo é personificar e carregar os seguintes atributos: Ser a causa; compartilhar, ser o criador de novas situações.

Enquanto podemos afirmar que Ser Reativo é a soma dos seguintes aspectos:

Ser o efeito; receber; estar sob o controle das coisas.
Como identificar o comportamento reativo em um nível prático e pessoal?

O comportamento reativo está fundamentado sobre o Desejo de Receber Para Si mesmo. Ganância, egoísmo, ego. Ele pode ser definido como qualquer tipo de reação a uma situação externa. Esse comportamento pode incluir raiva, ciúme, inveja, excesso de confiança, baixa auto-estima, etc.

É o comportamento reativo que nos motiva a tomar Prozac quando nos sentimos deprimidos, Lexotan quando sentimos ansiedade, álcool quando perdemos a auto-confiança. Todos esses sintomas são apenas falta de Luz.
Se o Prozac faz você se sentir melhor, então o Prozac é a causa e você é justamente o efeito. O alívio e a sensação de bem estar serão temporários e em pouco tempo iremos cair novamente nas emoções negativas.

Toda vez que assumimos um comportamento que está sendo motivado pelo nosso ego, não estamos compartilhando. Toda vez que reagimos a quaisquer estímulos, motivados por um fator externo, estamos sendo mero efeito e não a causa. Toda vez que deixamos forças externas influenciarem nossos sentimentos perdemos o controle.

Enquanto estivermos vivendo nossas vidas sem nenhum crescimento pessoal ou mudança interna de nossa natureza , não estaremos criando novos níveis espirituais de existência para nós mesmos.

Cada vez que uma reação seja provocada, devemos retomar a restrição original, pisar nos freios de nossas reações. Cada vez que fizermos isso estaremos nos movendo para mais próximos de nossa origem, estaremos promovendo a transformação de caráter com o propósito de adquirir Luz, realização e satisfação duradouras." 

Texto do Rabino Joseph Saltoun
Fonte:
www.crisboog.com.br

9 comentários:

  1. Que post maravilhoso, esclarecedor e principalmente motivador de boas atitudes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o texto, e verdadeiro. Acabo de sentir na pele o quanto podemos nos tornar pro ativos. Estava tomando um remedio tipo prozac mas através da meditação, entrando em contato com meus sentimentos, decidi que ia parar com a medicação e agradecer o simples fato de estar viva. Estou alegre, me sentindo vitoriosa e fazendo tudo que sei ser necessário para mim. Muita luz para você também, Katia

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga, lindo texto para reflexão...Tenha um lindo domingo..Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Olá Achei seu blog navegando pela net, já estou te seguindo, gostei muito vou acompanhar.

    conheça meu blog.
    http://mundodedricca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi queridas, obrigada pela presença iluminada de vocês. Sejam todas muito bem vindas sempre. Este espaço é pra vocês!
    Beijos e muita luz.

    ResponderExcluir
  6. Olá, que legal você postar sobre a Kaballah, acho maravilhoso isso.

    Eu publiquei sobre a festa das 4 espécies (Sukkot), se quiser visitar-me e saber mais dos nossos costumes judaicos, seja bem vinda.

    Shalom

    ResponderExcluir
  7. Adorei, o teu blogue, e a todos eu marquei, como excelente é sim: muito cultural, claro! visto Administradora , comportar , uma cultura muito vasta . Darei nota 20 por teu belo blogue, e que Deus te de força , para continuares são votos cordiais
    De
    Cândida Batista

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito bem vindos e enriquecem este espaço. Gratidão por estar aqui e compartilhar a sua opinião. Seja bem vindo(a).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails