segunda-feira, 26 de julho de 2010

Contos femininos - A menina dos Impossíveis


O conto A menina dos impossíveis é uma criação das autoras do maravilhoso livro lançado recentemente "O feminino e o sagrado: Mulheres na Jornada do herói". Gratidão Beatriz del Picchia e Cristina Balieiro por nos presentearem com uma obra que é uma fonte abundante de inspiração e luz pelo caminho! E obrigada por me permitirem publicar este conto aqui.

Segundo as autoras, estes contos foram feitos com intenção de “traduzir” para a linguagem mitológica alguns aspectos da vida real da mulher entrevistada no livro. O conto abaixo foi escrito pela Bia, inspirado na história da Ana Figueiredo. Ana é formada em ciências sociais, professora de dança e improvisação, dá aulas sobre mito e cinema, e trabalha com rituais. Vamos ao conto...
.
Era uma vez uma menina que morava em um estranho porão, onde passava longas horas sonhando acordada.
Certo dia, ela sonhou que a estrela Vésper, fazendo uma visita rápida como um clarão que brilha forte e logo some, havia lhe deixado um presente.
A menina despertou com esse brilho, piscou, olhou em volta e viu um pequeno baú de madeira. Dentro do baú tinha um monte de fotografias dos lugares mais lindos do mundo.
Então, ela começou a brincar com essas imagens.
Recortou as fotos de uma ilha, inventou historias sobre ela – e, de repente, a ilha apareceu, inteirinha, dentro do porão. Não se sabe como, estava tudo ali: a praia, os hippies, e o próprio mar sem fim, cor de turquesa.
A menina ficou nesta ilha até se cansar. Daí voltou, e foi contar para os vizinhos o que tinha acontecido.
- Impossível, eles falaram. - Uma ilha não cabe num porão!
Ela tornou a mexer nas fotos do baú. Tirou as imagens de um anfiteatro grego, que ali se materializou e onde ela aprendeu a dançar. Depois, de uma igreja cheia de sublimes Madonas, depois de bosques onde ainda se pratica antigos rituais, e de muitos outros lugares encantadores.
Quando enjoou de viajar, a menina descobriu que havia outras coisas dentro do baú. Para começar, achou uma tiara de diamantes.
- Impossível, disseram os vizinhos. - Para ter uma tiara de diamantes você precisa ir comprar no shopping – e custa caro demais!
Com a tiara, ela se transformou na Princesa do Reino do Porão Mágico. Achando outras coisas, ela foi cientista social, dançarina, colecionadora de rendas e frufrus, musa, pesquisadora de mitos e cinema, dirigente de rituais.
- Impossível alguém ser tudo isso! disseram os vizinhos.
Assim, ela desistiu de contar essas coisas para os vizinhos.
Como sentiu-se um pouco sozinha, criou alguns príncipes, uns velhos sábios, e um grupo de saltimbancos que hoje a ajudam a inventar mais coisas, dançam e fazem malabarismos em qualquer corda bamba que a menina estique.
Claro que, como no porão cabe tudo que existe ou que se invente, acaba aparecendo um ou outro monstro.
Então, a menina dança com eles também, e inventa finais felizes até para os mais tenebrosos, por impossível que pareça.

.
Imagem: belíssima ilustração da Cristina Balieiro.
Saiba mais em: http://www.ofemininoeosagrado.blogspot.com/

4 comentários:

  1. gratidão pela sua sensibilidade! que belo post.
    amor profundo feminino fraterno!!!

    e muito amor pra teus dias!

    ResponderExcluir
  2. Katia, muito nos honra estar hospedadas em seu lindo Blog!
    Continuemos tecendo essa teia de descobertas, amorosidade e beleza....
    Cris e Bia

    ResponderExcluir
  3. Katia, eu amo o teu Blog!!!!!!!!!
    Tô sempre correndo mas sempre venho espiar.
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  4. Kátia, quero me deleitar nesse blog de extremo bom gosto. Super parabéns!

    bjos nossos

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito bem vindos e enriquecem este espaço. Gratidão por estar aqui e compartilhar a sua opinião. Seja bem vindo(a).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails