sábado, 28 de novembro de 2009

Maha LILAH - o maravilhoso jogo-terapia

As minhas últimas semanas estão sendo uma correria enorme aqui em São Paulo, mas sempre consigo arrumar um tempinho para buscar e vivenciar novas terapias que aprimoram o nosso autoconhecimento e espiritualidade. Na semana passada, tive o enorme prazer de conhecer o milenar jogo-terapia védico chamado Maha Lilah com o terapeuta Deva Khadira - que adorei conhecer e recomendo. Fiquei muito impressionada com a profundidade e a assertividade da leitura sobre o meu processo individual. Apesar de simples como uma brincadeira, ao jogar os dados no tabuleiro, caimos em alguma casa e a partir daí o terapeuta interpreta o significado na nossa jornada. Vejam que no tabuleiro há serpentes e espadas, cada qual desempenhando um papel no nosso caminho evolutivo:


Abaixo segue uma matéria publicada no site ITodas sobre o Maha Lilah:
.
"Quando tratamos de qualquer coisa que venha da Índia estamos em contato com este eficaz sistema que permitiu que, conhecimentos tão antigos, chegassem com o frescor do novo.

Na mitologia védica assim como em vários mitos nos quatro cantos do mundo, existe uma árvore no centro do mundo, o que diferencia esta árvore das suas parceiras de outras culturas e povos é que ela está invertida: sua copa esta para o solo da terra e as suas raízes estão se nutrindo do céu. Quando jogamos Lilah somos convidados a visitar por uns instantes a raiz desta árvore. É natural quando apreciamos uma frondosa árvore na natureza admirarmos a beleza das flores, apreciarmos o sabor dos frutos ou mesmo a textura do tronco, mas raramente alguém reverencia a raiz e agradece e legitima a sua estrutura e nutrição para toda a árvore. Então, seguindo nesta metáfora, os variados eventos em nossa vida são como as flores e frutos, importantes e necessários, muitas vezes parecem aparecer do nada e caímos na ilusão de ver tudo de forma fractal, desconectada e algumas vezes sem esperança.

O caminho que seguimos no tabuleiro com o auxilio do dado que se presta como instrumento da sincronicidade, nos leva a visitar a raiz ou nossa jornada mítica, a termos a percepção que somos heróis e nossa vida é nosso mito. Mais clareza e presença para usufruir melhor dos eventos que são um florescimento de um processo. As sessões de Lilah podem acontecer tanto individualmente, quanto em grupo. Em 1992, iniciei a trabalhar com grupos utilizando este jogo como fio condutor e catalisador de processos internos. Geralmente a visão que se tem de um jogo de tabuleiro que se joga em grupo é a competição em que muitos perdem um ganha; o Lilah trabalha com outro caminho, a cooperação, criando outra sinergia, permitindo que a dinâmica seja muito útil para equipes de trabalho, famílias, casais etc. A vivência permite se observar no caminho que cada um segue no tabuleiro os pontos em comum e o divergentes e a possibilidade de se chegar a um consenso do grupo sobre qual a melhor maneira de seguir a jornada. Atualmente, resido e trabalho em Moçambique, África Austral onde o Lilah continua encantando e sendo uma poderosa ferramenta para auxiliar as pessoas a serem mais felizes. No Brasil existem pessoas que se dedicam a estudar e aplicar este fascinante método de auto conhecimento, participo com eles na divulgação do Lilah disponibilizando tabuleiro, tirando duvidas e trocando idéias na comunidade MAHA LILAH no Orkut. Deva Khadira estudou a vivência Lilah com os psicoterapeutas Claudio Naranjo e Hebert, além de ter pesquisado na Índia. Entre os outros projetos, ensina a terapeutas de Moçambique a utilização do Lilah para harmonização de grupos de trabalho.

Matéria no ITodas:

http://itodas.uol.com.br/portal/voce/esoterismo/materias/materia.itd.aspx?cod=2936&canal=494&Pagina=1

5 comentários:

  1. Kátia. Estou passando aqui para dar um olá, regar nossa amizade e divulgar um blog bem interessante (http://cinemaespirita.blogspot.com/). Passe por lá. Você vai gostar. Obrigada e um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida
    Parece bastante interessante, tudo que acrescente é sempre bem vindo.
    Com muito carinho BJS.

    ResponderExcluir
  3. O jogo é maravilhoso, já conhecia.
    O mestre Kadhira é especial, deixo aqui meus agradecimentos.

    Eu joguei e ¨adorei¨!
    As aspas dizem que ser levada a enxergar a verdade nua é difícil porém, amplia a visão, engrandece a alma.
    O jogo nos leva num lugar só nosso onde é possível enxergar nossas necessidades e rumos.

    ResponderExcluir
  4. Sou uma das terapeutas moçambicanas que teve a benção de ter como um bom irmão/amigo e mestre o Deva Khadira!
    Obrigada por divulgar no seu blog, este maravilhoso 'jogo'.
    Luz!

    ResponderExcluir
  5. Olá Katia, adoro navegar em seu blog! Existem tantas belas surpresas, como Maha Lilah, que acabei de ler, e que muito me interessou!
    Tem um selinho do blog de ouro esperando por você em meu blog, mas é claro que o seu já é de ouro e ilumina um pedaço do mundo ao redor.
    Beijos,
    Ana Liliam

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito bem vindos e enriquecem este espaço. Gratidão por estar aqui e compartilhar a sua opinião. Seja bem vindo(a).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails