quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Era do Plástico (para refletir)

A persona coletiva da nossa atual sociedade de consumo nos força na permanência do automatismo alienante do si mesmo. Tendemos a ficar paralisados diante do chamado da individuação, numa atitude meramente adaptativa à normalidade patológica contemporânea, mantendo o EGO aprisionado na jornada do herói poderoso, destemido e conquistador de muitos tipos de posses. O ego, identificado com a imagem arquetípica do herói, que é patológica apesar de ser muito estimulada na nossa atual sociedade de consumo, busca sentimentos de unificação totalitarista para afugentar a angústia e o mal-estar do vazio e da falta de sentido existencial. Assim, o ego heróico, iludido nas certezas reducionistas, polarizadas e unilaterais, e na contínua busca de controle, posse e segurança, acaba valorizando apenas o imediato e a realidade física. Leia o artigo na íntegra em:
Texto de WALDEMAR MAGALDI FILHO
(
http://www.waldemarmagaldi.com/), Psicólogo, especialista em Psicologia Junguiana, Psicossomática e Homeopatia. Mestre e doutor em Ciências da Religião. Autor do livro: “Dinheiro, Saúde e Sagrado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os seus comentários são muito bem vindos e enriquecem este espaço. Gratidão por estar aqui e compartilhar a sua opinião. Seja bem vindo(a).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails