sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Que tal um chá?

Uma das coisas mais deliciosas da vida pra mim é tomar um bom chá. Gosto que seja servido numa xícara bonita, bem quente, a qualquer momento do dia - mas principalmente na hora de dormir. Nossa, como o sono fica melhor e mais prazeroso após uma boa xícara de chá, vocês não acham?
Eu, particularmente, gosto de fazer um gesto de agradecimento (quase um ritual) no momento de tomar o chá. Primeiro procuro sentir o aroma das ervas e especiarias, depois agradeço a mãe terra e os elementais da natureza (fico imaginando todo o processo que ocorre - desde a plantação das sementes, germinação, a colheita, o preparo, transporte... quantas pessoas e recursos naturais foram envolvidos até que as folhas das ervas pudessem chegar
até as lojas onde compro os meus chás). Então começo finalmente a degustar o sabor dos deuses e assim completo um delicioso giro sensorial pelos reinos da natureza. É delicioso!
Quando estou com pressa, acabo tomando os chás de saquinho mesmo, mas quando tenho mais tempo é muito mais gostoso utilizar as ervas frescas (hortelã, camomila, capim cidreira, erva-doce, alecrim, etc.) e dependendo da combinação acrescento canela em pau, cravo, gengibre, limão, mel ou aquilo que me der vontade... vou misturando os ingredientes intuitivamente. Os chás de frutas também são ótimos: experimente colocar a polpa de um maracujá em 500 ml de água e deixe ferver por 15 min., então adoce a gosto e... voilà! Huumm, fica muito bom!
O chá é uma bebida mais tradicional na Ásia (Índia, Japão e China) e na Europa (França e Inglaterra). O famoso Chai indiano também é um verdadeiro deleite.
Nem todos sabem, mas pesquisam indicam que o chá é a segunda bebida mais consumida no planeta. No mundo existem mais de 3 mil tipos de chá! As propriedades benéficas já demonstradas são: acelerar o metabolismo, melhorar o processo digestivo, auxiliar os sistemas imunológico e nervoso, e diminuir o stress.
Abaixo segue um trecho de uma matéria da Revista Super Interessante sobre os chás; vejam que antigamente era um artigo raro e muito caro:

... Surpreende até certo ponto que o chá tenha conseguido tamanha popularidade na Inglaterra, pois, no século XVIII, a bebida custava caro ali. Meio quilo valia um terço do salário de um trabalhador qualificado. Ainda assim, os fabricantes de cerveja escocesa se ressentiam da concorrência. Em documento datado de 1742 fizeram a queixa suprema: "Mesmo as famílias mais miseráveis acompanham suas refeições da manhã com chá... em vez de cerveja". Como os impostos eram extorsivos, poucos se sentiam constrangidos em apelar para o contrabando. Nas costas da Irlanda e da Inglaterra, os párocos reservavam esconderijos para os contrabandistas perseguidos, em troca, é claro, de um, digamos, dízimo das preciosas folhas. Só quando os ingleses passaram a importar o chá diretamente da Índia, em 1834, a bebida tornou-se efetivamente acessível a quase todos os bolsos. A preciosa bebida dos ingleses só voltou a ser racionada durante a Segunda Guerra Mundial, com o fechamento dos centros de produção no Oriente, e no inicio da década de 50.

Dicas de mestre:
(por Flávia Pegorin)

- Adoçar ou não o chá é uma questão de gosto, mas é essencial prestar atenção ao que vai ser adicionado para que o doce não se sobreponha ao aroma e ao sabor delicados da bebida;
- As melhores chaleiras são as de aço inoxidável, vidro, porcelana e cerâmica. Elas evitam que a bebida fique amarga, entre outras coisas;
- De preferência, use água mineral ou filtrada para o preparo de qualquer tipo de chá ou infusão. A qualidade da água sempre vai ser importante para se fazer um bom chá;
- Chás em forma de erva costumam ser muito mais saborosos do que aqueles em saquinhos; Afinal, os sachês passam pela industrialização, e depois de imersos em água eles viram um chá que mistura erva, papel e até barbantinho.

2 comentários:

  1. Katia adorei seu espaço. Sabe o que eu gosto e acredito? Miscigenação de idéias e conhecimento, criar atitudes novas apartir de idéias e conhecimentos mesclados é a minha Nova Ordem Mundial.
    Vamos trocar informações.
    Obrigado.
    http://r-virtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito bem vindos e enriquecem este espaço. Gratidão por estar aqui e compartilhar a sua opinião. Seja bem vindo(a).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails