quarta-feira, 1 de abril de 2009

Sobre o OLHAR

"Uma pessoa acontece no mundo de uma maneira única. Seu olhar será muito diferente de outro qualquer. Meu olhar é a parcela que me identifica no universo. Na minha diferença sou única. Há importância no jeito de ver. Através dele existo eu, existe o universo.
Abraço o mundo com o auxílio de lentes diversas: pelo viés da consciência, do inconsciente, do Ego, da Persona, do Si-Mesmo, da sombra, etc. Ainda o percebo através da minha individualidade, da coletividade em mim. Cada olhar meu à sua maneira apresenta dados. As diferentes perspectivas todas, ainda que antagônicas, possuem um papel de complementaridade. Elas ampliam o foco do meu olhar para o mundo tanto externo quanto interno. Somente concedendo espaço para todos os nuances do olhar sou capaz de obter uma maior apreensão do todo que sou.
A adaptação ao mundo pressupõe uma relação dialética, entre mim e você. Esta relação implica que meu olhar modifica você, assim como sou modificada por seu olhar. O olhar não somente vê, mas atua concretamente. Construímos, eu e você, nossa realidade com um olhar.
O olhar acaricia as coisas, se detém sobre elas, perambula entre seus espaços, mas das coisas não se apropria. No olhar elas permanecem vivas, livres. Há sempre mais um outro sentido escondido naquilo que vemos, como disse o prêmio Nobel Steven Chu - Cada vez que estendemos nossa habilidade de enxergar, nós vemos algo novo."

Texto de Elizabeth de Miranda
Ver texto completo:
http://www.symbolon.com.br/artigos2.htm

Um comentário:

  1. Bom dia!

    Eu amei seu blog! parabéns, tão sensível e cheio de textos lindos!
    Achei pequisando algo na net que nem lembro mais o que....rs.
    Mas nada é por acaso, fiquei feliz com tantas informações especiais que vc tem em seus posts.
    Tb tenho um blog,www.femedeiros.blogspot.com
    Já "colei" algumas frase lindas dos eu blog.....rs, espero que não se importe.
    Fique com Deus.
    Bjs,
    Fernanda.

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito bem vindos e enriquecem este espaço. Gratidão por estar aqui e compartilhar a sua opinião. Seja bem vindo(a).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails