A figura acima é o arcano XXI - O MUNDO do tarô de THOT, de autoria de Aleister Crowley - o controverso mago criador do sistema mágico denominado THELEMA, no século passado.
O simbolismo das cartas deste tarô é riquíssimo, e requer muito estudo e consciência elevada para a completa compreensão dos mistérios ali contidos.
Analisando os simbolismos deste arcano, a minha conclusão é de que O MUNDO representa o despertar do SAGRADO, da TOTALIDADE.
Dentro do grande círculo na figura central da carta, estamos totalmente protegidos, ali o mal não nos atinge.
A serpente é aquela que ergue a vida e cria a realidade, é o poder criativo, transmutador e nos faz conhecer valores profundos do ser. Veja na figura que ela sai diretamente dos olhos do Criador. É um grande poder que deve ser usado com sabedoria. Isso me leva a crer que O MUNDO representa um elevado grau de evolução espiritual que nos permite a compreensão de que os nossos desejos mais profundos são, na verdade, os desejos do Criador. Nós somos receptáculos desta vontade divina expressando-se aqui na terceira dimensão (mundo material) através de nossas experiências. Ou seja, o receptáculo sagrado somos nós. NÓS SOMOS O GRAAL SAGRADO.
Esta compreensão nos leva ao entendimento de que a busca pelo SAGRADO exige de nós total integridade em todos os nossos atos. Neste nível de consciência, sabemos que devemos estar sempre desapegados de resultados externos, pois a nossa verdadeira busca é interna. Não manipulamos, não controlamos, e nem tentamos barganhar nada com o universo.
E que ninguém se engane, não há como "burlar" as leis espirituais. Não há como pegar atalhos.
Em termos de espiritualidade, existem 3 categorias de pessoas:
1) As que não sabem, e não sabem que não sabem;
2) As que sabem, mas não sabem que sabem;
3) As que sabem, e sabem que sabem. Estes são os sábios.
Temos um longo caminho pela frente até atingirmos este elevado grau de sermos co-criadores expressando a divindade aqui na terra. O caminho vai parecer tortuoso e difícil até o momento em que decidirmos assumir a nossa responsabilidade e compromisso com o SAGRADO e conseguirmos ser capazes de fazermos isso com alegria, amor e entrega.