terça-feira, 1 de agosto de 2006

Um símbolo de pureza espiritual

Jóia do Oriente
Venerada do Egito à China como símbolo da pureza espiritual, a flor de lótus tem sido representada, desde tempos imemoráveis, ao lado de deuses, budas e mestres iluminados.
Para os chineses, a flor representa o passado, o presente e o futuro porque contém, ao mesmo tempo, o botão, a flor e o fruto.
No Oriente, o lótus simboliza ainda os níveis de consciência que os homens podem alcançar e o florescimento do potencial humano. Os budas em meditação geralmente aparecem sentados sobre flores de lótus e a expansão da visão espiritual que alcançam é simbolizada pela flor completamente aberta. Um dos principais mantras sagrados do budismo, “Om Mani Padme Hum”, significa literalmente “Da lama nasce a flor de lótus”.
As escrituras indianas que relatam a criação do Universo descrevem o centro do lótus como o berço do mundo. Elas contam que, do umbigo de Vishnu, nasceu uma esplendorosa flor de lótus e, dela, teria brotado Brahma, o criador do Cosmo. Nas gravuras indianas, os deuses costumam aparecer em pé ou sentados sobre a flor, um indicativo de sua divindade.
Segundo o pesquisador francês Jean Chevalier, autor do livro Dicionário de Símbolos (ed. José Olympio), a flor de lótus simboliza também “a taça da vida, a alma, o coração e o amor.

Pode ser contemplada como uma mandala e considerada como um centro místico”.

Texto retirado do site Bons Fluidos (Texto: Fanny Zigband)

Um comentário:

  1. Kátia,

    Legal vc. ter colocado tb. uma imaagem com texto sofre a flor de lotus. Acho ela extremamente significativa, assim como acho que a nossa sintonia está afinadíssima.
    Bjs,
    Camila

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito bem vindos e enriquecem este espaço. Gratidão por estar aqui e compartilhar a sua opinião. Seja bem vindo(a).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails